segunda-feira, 1 de julho de 2024

Internet (falando sobre habbo hotel)

Olá. Você, pessoa cronicamente online, conhece o Habbo Hotel(eu espero que conheça). Ou, em algum momento da sua vida já ouviu esse nome?            

O Habbo Hotel foi uma das melhores épocas de ouro da internet a um bom tempo atrás. E por que eu falo a um bom tempo atrás?

Porque ele ainda existe. Sim. Existe. E você pode acessar e criar uma conta e começar a navegar pelos quartos explorando o hotel. Mas, ele já não é o mesmo de antes. Eu não falo isso sobre 'ficar presa ao passado'. Mudar é bom, mas mudar para pior e nunca aprender com os 
erros, isso que não é bom. (resumo: hoje em dia o jogo se tornou algo que a própria empresa não valoriza. Coisas caras e sem atualizações tão legais assim, remoção daquilo que fez história no jogo).

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre o Habbo Hotel, irei resumir. Esse lugar peculiar da internet reúne o que chamamos dentro do jogo de 'quartos' em diferentes estilos, decorações, objetivos apenas com a intenção de ser algo divertido e legal para se conhecer e conversar com outras pessoas. 

Eu tive muitas experencias jogando esse jogo. Fui uma criança/adolescente que não teve restrição de internet. Cresci conhecendo muitas bolhas como YouTube (na sua época de ouro do Galo Frito XD), Amino (esse eu tenho traumas), Wattpad (cresci lendo fanfics do Jeff The Killer), Habbo, Stardoll, Jogos de fazenda no facebook, jogos em flash (que saudades desses), etc..

Dentro dessa bolha da internet, sinto que dois jogos online em especifico conseguiram marcar muito: o próprio Habbo e o Club Penguin. Infelizmente não tive a experiencia de jogar esse na época que ele era ativo. Hoje você consegue encontrar alguns servidores não oficiais (não sei se o Club Penguin comprado pela Disney ainda está de pé). Lembro de quando meu pai tinha uma LAN house eu costumava a ver esse jogo por lá.

Voltando para o Habbo Hotel. Em Junho a Sulake (empresa do jogo) anunciou que iria relançar a versão mais antiga do Habbo, de meados de 2005 (não tenho certeza em dizer se essa foi a primeira versão do jogo) chamado Habbo Hotel Origins. Eu estava vendo a pagina de noticias do Habbo Hotel (a versão mais recente) e decidi conhecer essa versão. 

Foi minha primeira vez jogando essa versão. Conversei com umas pessoas mais velhas (em média de até uns 28 anos). Explorei alguns quartos públicos e de jogadores.




Essa versão trás uma sensação de nostalgia. Visitar os quartos que muitas vezes estão sempre vazios. Não sei dizer se por conta dessa versão ter sido lançada a muito pouco tempo mas parece ter atingido um pequeno publico que já conhecia o jogo o que faz com que ele traga ainda mais esse sentimento de nostalgia já que você vai entrar e encontrar pessoas que estão ali apenas para recordar os velhos tempos, saciar aquela vontade de algo que um dia ficou perdido no passado. 

É uma experiencia bem legal. Conhecer e conversar com essas pessoas, saber o que trouxeram elas até ali, aquele momento. Acho que esse é o legal desses jogos online, conhecer a experiencias de outras pessoas.


Curiosidade: eu tinha um canal no YouTube super focado em construções de quartos no Habblive (um habbo ae nem um pouco original mas muito bom). Infelizmente essa conta precisa ser reativada entrando em contato com os stuffs. Quem sabe um dia eu não tento recuperá-la.

8 comentários:

  1. Oi Malu!
    Eu também tenho uma nostalgia tão grande com a internet das antigas e tudo que tinha lá, Habbo Hotel, Dolls e mais um monte de coisinhas legais.
    Os quartos vazios do Habbo me passaram uma sensação de "Liminal Spaces".
    Fiquei curiosa pra ver o seu canal do Youtube!

    Beijinhos ⍝ ˘ ᵜ ˘ ⍝

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Deb!!

      Você também jogou aqueles jogos no estilo Amor Doce? Eu era apaixonada no Nathaniel kakaka.

      No habbo tem muito quarto legal mas que sempre está vazio. Esses dias jogando achei um player que fazia quartos com temáticas de metrôs.

      Sobre meu canal, ele teve uma época bem legal. Estou pensando em escrever sobre...

      Excluir
  2. Eu amava o habbo! Mas confesso que era muito mais divertido um Habbo pirata que existia e todo mundo tinha mod para dinheiro infinito, isso resultava em vários quartos incríveis e lotados. Inclusive eu era dona de uma boate com tema halloween xD SAUDADES DOS DIAS SIMPLES. Não fui do time clube Penguin, mas fui e sou até hoje time Neopets, todo dia eu entro no site para alimentar meu pet virtual!

    Garota do 330

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Habbo pirata marcou gerações akakaka. Vivia jogando com minha prima montando várias quartos só para passar o tempo.

      Nunca ouvi falar sobre o Neopets, esse é novo para mim. Irei dar uma olhada depois para conhecer mais! Mas esse nome me lembro de um que eu sempre vejo muita gente falar sobre: Transformice.

      Excluir
  3. Eu joguei o Habbo de 2005, e era viciada! Não cheguei a jogar esse Origins então não sei dizer o quão fiel ele é ao que joguei naquela época, mas só o site do Origins já dá uma nostalgia tremenda. A última vez que entrei no Habbo atual eu não consegui entender o que eu via de tão bom no jogo UHAEUHA acho que eram as amizades que eu tinha na época e os gráficos pixelados (amo até hoje) mesmo.

    Club Penguin eu nunca joguei, mas ouvi dizer que fechou definitivamente. Triste, eu acho?

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kakakak saudades de mais das amizades que eu fiz. Passava horas a fio conversando sobre música com um monte de gente. Quando não fazíamos um quarto para jogar o jogo da cadeira.

      Acho muito legal as pessoas que viveram a época do Club Penguin. Lembro de um irmão de uma colega de classe no fundamental que vivia falando sobre ele. Fico feliz que ainda exista alguns servidores criado pelos fãs, só é triste não ser muito movimentado.

      Até mais!!

      Excluir
  4. Acho que é um evento canônico ter alguém da família que tinha uma lan house? Meu pai também tinha uma 😂. Devo dizer que, como uma criança anos 2000', eu cresci presente em lan houses, o primeiro computador que tive na verdade era do trabalho do meu pai - onde eu ficava o dia inteiro. Fui uma criança, tal qual você, sem restrição alguma na internet. Era meus pais no canto deles, e Deus acima de todos nós para me proteger de cada coisa que a internet era exposto. Mas, às vezes agradeço??? Sei lá, sei que a internet teve algumas consequências em nossas vidas, mas também teve boas. Gostava de ver os vídeos do Manual do Mundo, visitar blogs e sites (muitos dos quais não existem mais hoje) e claro, tive a fase do Habbo - e já joguei também o Club Penguin (mas já faz muito tempo). Nem sabia que Habbo ainda existia e estava disponível. Mas agora que sei talvez eu tente mais uma vez. Lembro que em um dia aleatório simplesmente abandonei o meu e nunca mais voltei!

    Nossa, esse post me bateu uma nostalgia imensa. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kakskak acho que agora se tornou um evento canônico. Sinto tanta sdds daquela época, queria ter a idade que tenho hoje para poder ter tido a liberdade de aproveitar cada pedaço daquilo.

      Além de tudo daquilo que a internet oferecia (eu passei por alguns situações bem traumatizantes) tenho bons momentos até os tempos de hoje, e também tido a oportunidade de ter conhecido coisas que mudaram minha vida.

      Não sei dizer se você ira gostar do Habbo atual mas acho que a sensação de voltar meio que no "passado". Explorar aquilo que um dia você conheceu. Vai fazer valer a pena!!

      Excluir